Alunos do Xiquitsi em Portugal para um estágio de orquestra

0
19

Três alunos do projecto Xiquitsi seguem viagem a Portugal, hoje, para participar num estágio de orquestra no Festival de Música da Primavera da cidade de Viseu. São Kleyd Alfainho (viola), Florêncio Manhique (violoncelo) e Inerzio José Macome (violoncelo).

Os três alunos foram seleccionados para o estágio de acordo com o resultado do seu aproveitamento no Xiquitsi 2017. Por outro lado, Kleyd Alfainho foi a terceira classificada no Prémio de Melhor Aluno 2017 e Florêncio Manhique ficou em segundo lugar.

Falando sobre o evento que se aproxima, Florêncio Manhique disse que se sente muito feliz pela oportunidade. “Vou buscar experiência diferente. Espero aprender muito. Esta é a segunda viagem pelo Xiquitsi, a primeira foi para Brasil. Isso, para mim, significa confiança, o reconhecimento do meu trabalho e o meu empenho no grupo”. Manhique ainda esclareceu: “Não vou a Portugal apenas representar o Xiquitsi, mas um País inteiro e é uma grande responsabilidade para mim”.

Este é o segundo ano, que alunos do Xiquitsi participam no Festival de Viseu, em Potugal. A primeira foi no ano passado.

O Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu realiza-se em Abril já há dez edições. O evento procura levar à cidade alguns músicos de reconhecido valor mundial, seja para dar concertos ou formação.

Aliada à formação, a criação, sensibilização e fruição musical são os principais pilares da festa da música e é nesse aspecto que é feito o programa dos diferentes anos.

Na última edição, o festival chegou a 2000 pessoas.

A ida dos três alunos a Portugal enquadra-se numa parceria entre o Xiquitsi e o Festival de Música da Primavera da Cidade de Viseu.

Fonte: O País

Leave a Reply