http://deloplen.com/afu.php?zoneid=2782304

Dino Miranda participa do Festival Internacional HIFA

0
48

O músico e compositor Dino Miranda participa, pela primeira vez, no Festival HIFA (Festival Internacional de Artes de Harare), um evento anual que acontece durante seis dias e que apresenta o melhor das artes e cultura do Zimbabwe, da África Austral e a nível internacional. O programa abrangente do festival inclui várias manifestações artísticas, como são os casos de teatro, dança, música, circo, performance de rua, moda, palavra falada e artes visuais.

Dino Miranda foi o artista moçambicano escolhido a participar na edição deste ano. “Recebi o convite da própria produção para participar desse festival e senti-me lisonjeado” disse.

Desde a sua criação, em 1999, o Festival recebeu reconhecimento por seu apoio às artes e cultura no Zimbabwe e é visto como um dos principais contribuintes para o desenvolvimento daquelas áreas. O HIFA é considerado, hoje, o maior evento cultural do Zimbabwe e um dos oito principais festivais do continente.

O HIFA passou a ser visto como um símbolo importante de algo positivo sobre o Zimbabwe, unificando grupos social e culturalmente díspares daquele país num contexto de conflito ideológico e de incerteza política. Com a iniciativa, a organização do evento espera reunir grandes audiências para celebrar a capacidade terapêutica e construtiva das artes.

Dino Miranda começou a sua carreira profissional em Maputo, concretamente  em 1997, tocando com bandas de música rock. Em 1998, o músico engrena no projecto ASAGA, uma iniciativa de Chico António, no qual fez parte desse projecto/escola por dois anos como guitarrista.

A nível nacional, Dino Miranda participou do Festival Verão Amarelo, ”Três vozes do Afro-Jazz ao Vivo (Dino Miranda/Jeff Maluleke/340ml) ”, e, entre várias outras actividades, lançou o CD ”Moya Wa Kaya”.

A nível internacional, Miranda fez parte da Tourné da Cidade do Cabo a Joanesburgo, juntamente com artistas de reggae ingleses e jamaicanos, nomeadamente, Starkey Banton, Prince Malachi, Peter Spence, Dawit Menelik Tafari e Mama B, tendo tido também  a oportunidade de participar no Sunny Ocean Reggae Festival (Cape Town/2007).

Mais tarde, participou no Pan African Space Station II Festival, numa colaboração com um dos grandes maestros do jazz sul-africano, Bekhi khoza (2009). Depois, com os Napalma, em 2015, no Awesome Africa Festival, partilhando o palco com Salif keita, e, por fim, entre 2016 a 2017, esteve em Victoria Falls/Zimbabwe, para o Vic Falls Carnival, Festival de Final de Ano.

Além de músico e compositor, Dino Miranda é também produtor, arranjista, performer, vocalista, guitarrista e Director da Miramundo Produções.

Este festival tem como principais organizadores: Manuel Bagorro, fundador e Director Artístico; Muchadeyi Masunda, Presidente do Conselho de Administração da HIFA; e Maria Wilson, Directora Executiva.

Fonte: O País

Loading...

Leave a Reply